Durante a infância é comum o acometimento de doenças nas crianças, sendo a maioria delas curáveis e de curta duração. No entanto, há um número de crianças que podem ser acometidas por doenças crônicas, sem perspectiva de cura rápida, ou que perduram a vida inteira. Sendo o aluno portador de uma dessas doenças, que fator pode ser considerado impactante para o desempenho no contexto escolar?

Durante a infância é comum o acometimento de doenças nas crianças, sendo a maioria delas curáveis e de curta duração. No entanto, há um número de crianças que podem ser acometidas por doenças crônicas, sem perspectiva de cura rápida, ou que perduram a vida inteira. Sendo o aluno portador de uma dessas doenças, que fator pode ser considerado impactante para o desempenho no contexto escolar?

Resposta:

Uma das principais causas de impacto para o desempenho no contexto escolar de um aluno portador de doenças crônicas é a falta de acesso aos recursos necessários para o seu bem-estar. Isso inclui recursos físicos, como cadeiras de rodas e materiais especiais, bem como recursos humanos, como um professor dedicado para ajudar a monitorar e apoiar o estudante. Além disso, o aluno portador de doenças crônicas também pode sofrer com a falta de apoio emocional e social adequado. O fato de a doença ser crônica pode ser particularmente difícil para a criança, pois ela não pode confiar em que vai melhorar rapidamente. Por isso, é importante que a escola ofereça suporte e compreensão, incentivando o aluno a lidar com a doença, ao invés de se sentir sobrecarregado por ela.

Explicação:

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